Cenas Memoráveis do Cinema 5#

i,robot

Can a robot write a symphony? Can a robot turn a… canvas into a beautiful masterpiece?

Detective Del Spooner

A ficção científica tem como característica a capacidade de explorar um determinado assunto a partir de uma pergunta básica: “E se?” Esta é também a maior qualidade deste gênero, pois abre espaço para infinitas possibilidades. Em Eu, Robô esta questão é o centro da trama que tem seu melhor momento na cena onde o Detetive Spooner interroga o robô Sonny em busca de respostas.

O Detetive Spooner não confia em robôs. Segundo ele, máquinas são incapazes de fazer decisões mais complexas já que são guiadas por raciocínio lógico, matemático. Caso sejam confrontados com uma situação impossível – ter que escolher uma pessoa para salvar entre duas que correm perigo, por exemplo – eles tomam a escolha estatística e não a moralmente correta. Sonny, por outro lado, afirma ser capaz de não somente sentir, mas também de dormir e sonhar.

Tais “pontos de vista,” por assim dizer, culminam em uma discussão filosófica muito bem escrita quanto a natureza humana e dos robôs, levantando questões interessantes, como esta:

Detetive Spooner – Um robô consegue escrever uma sinfonia? Um robô consegue transformar uma tela em uma bela obra-prima?
Sonny – Você consegue?

Esta cena demonstra a inteligência no centro filme, retornando àquela pergunta básica e explorando-a.

Eu, Robô poderia ter sido um clássico. O diretor, Alex Proyas, é um daqueles caras talentosos o suficiente para construir uma narrativa inteligente e visualmente poderosa que teria caído como uma luva. Porém, por razões mercadológicas alheias a sua vontade, o filme segue um rumo diferente, optando pela ação explosiva em vez de se aprofundar no tema. É um bom filme, de qualquer maneira.

Links:
Imdb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s