Clássicos dos anos 80 e Super 8

I never had any friends later on like the ones I had when I was twelve. Jesus, does anyone?

The Writer – Stand By Me

A década de 80 foi muito boa para o cinema de aventura. Nasci em 1990, o que me desqualifica para ter vivido nessa época, mas tive a sorte de ver grande parte desses clássicos na saudosa Sessão da Tarde – sim, sinto muito mas ela está morta, aquilo que passa no período verspertino atualmente não merece essa honraria.

Em muitos desses filmes os protagonistas eram crianças ou adolescentes, porém, ao contrário das produções atuais, isso não significava que você veria algo infantil. Todos eles eram mais do que piadinhas prontas e rostinhos bonitinhos. Problemas de família e busca pela própria identidade eram temas frequentes. Para citar alguns exemplos: Clube dos Cinco, Conta Comigo, Os Goonies (o mais aventuresco mas não menos importante), E.T. o Extraterrestre, entre outros.

Infelizmente, isso foi trocado por efeitos coloridos e moralismo exagerado, mostrando um mundo perfeitinho e amigável onde tudo são flores – se a vida de alguém for boa assim, me avise. De cada dez filmes infantis lançados recentemente, nove são completamente vazios.

A boa notícia é que isso não é regra. Vez ou outra surge alguém que saiba a diferença entre um filme para crianças de um filme infantil. Acredite em mim, existe diferença.

J.J. Abrams se encaixa nesse perfil. Veja essa palestra que ele deu a alguns anos no vídeo abaixo que você entenderá por que digo isso.

Abrams juntou esforços com um dos responsáveis por grande parte dos clássicos oitentistas, Steven Spielberg e fizeram Super 8.

A trama de Super 8 se passa no verão de 1979, quando um grupo de seis garotos testemunha uma colisão entre um caminhão e um trem de carga. Eles registram tudo com a câmera Super-8 com a qual estavam tentando fazer um filme. Não tarda para que eles comecem a desconfiar que aquilo não foi um acidente, quando misteriosos desaparecimentos começam a acontecer e o exército tenta encobrir a verdade.

Ontem a Paramount liberou o belo pôster acima e o trailer que você pode ver abaixo. A atmosfera criada pelo trailer me lembra exatamente dos clássicos que citei acima. E falando sinceramente, mesmo tendo estréias como Capitão América, Thor, As Aventuras de Tintin, Cowboys & Aliens, e tantas outras promessas, o que eu mais espero é Super 8, justamente por ser sobre amizadade e família à moda antiga.

Anúncios

Um comentário sobre “Clássicos dos anos 80 e Super 8

  1. Tá aí não conhecia esse J.J. Abrams, não diretamente.
    O cara tem ótimas ideias.
    Espero que super 8 seja mais do que um bocado de explosões ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s